Ácidos Graxos Essenciais – O que você precisa saber.

Você provavelmente já ouviu falar muito desses ácidos, porém com outros nomes. Ômega 3? Ácido graxo essencial. Óleo de linhaça? Ácido graxo essencial. Óleo de cocô? Também.

O que são Ácidos Graxos Essenciais?

Ácidos graxos essenciais nada mais são do que gorduras boas e, por incrível que pareça, devem ser parte mais do que essencial da sua dieta se você quer perder peso ou construir músculos de qualidade.

Esses ácidos exercem funções essenciais para o organismo – incluindo a produção de energia, o aumento de metabolismo, o aumento do crescimento muscular, o transporte do oxigênio, o crescimento normal celular, além de proporcionar funções nervosas adequadas e participar da regulação hormonal.

Elas são chamadas essenciais porque nosso corpo não consegue produzi-las. Assim, estas gorduras devem estar presentes na nossa dieta, seja pela ingestão de alimentos normais ou seja pela suplementação. O problema é que os alimentos que comemos, na maioria das vezes, não fornecem a quantidade necessária de ácidos graxos essenciais porque estes são normalmente retirados durante o seu processamento.

O que as pessoas não percebem é que tanto as dietas altamente calóricas como as pouco calóricas podem ser deficientes nessas gorduras boas. Pessoas que buscam um emagrecimento saudável se interessam bastante por elas, pois a medida que ajudam a aumentar o metabolismo corporal, elas contribuem para a boa manutenção da saúde geral do corpo.

acidos-graxos-essenciais

 

Para que servem?

Pessoas que buscam o desenvolvimento muscular têm procurado cada vez mais o consumo de ácidos graxos essenciais, pois algumas pesquisas mostram que eles reduzem a quebra do tecido muscular, aumentam o crescimento muscular, aceleram o tempo de recuperação, auxiliam na redução da inflamação, participam da secreção hormonal e contribuem para articulações saudáveis.

Os ácidos graxos essenciais não estão sendo usados apenas por pessoas ativas, mas também por todas aquelas interessadas em levar uma vida saudável. Além dos benefícios já citados, as pesquisas têm demonstrado que os ácidos graxos essenciais fornecem nutrientes que auxiliam no funcionamento da mente – porque ajudam na transmissão do impulso nervoso -, além da manutenção da saúde cardiovascular – porque auxiliam na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos -, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Vale lembrar também que o açúcar, o álcool, o colesterol alto e algumas deficiências de vitaminas podem diminuir a capacidade do corpo de assimilar os ácidos graxos essenciais encontrados nos alimentos. Isso é outro motivo que leva muitas pessoas a procurarem a suplementação.

Pesquisas e mais pesquisas vem mostrando que suplementar com ácidos graxos essenciais pode ajudar a prevenir algumas doenças, melhorar a saúde e a composição do seu corpo, além de dar um up substancial no seu desempenho físico e mental.

O mais procurado dos ácidos essenciais é o ômega 3, que além de aumentar a sensibilidade a insulina, a quebra das moléculas de gordura e o uso da gordura como fonte principal de energia do corpo, esses óleos tem a capacidade de aumentar a lipólise, e diminuir a lipogênese (quando seu corpo armazena a gordura no fígado e tecido adiposo) o que pode ter resultados poderosíssimos na sua dieta.

Quer melhorar sua dieta? Veja essa seleção de ácidos graxos essenciais da Corpo Perfeito!

 

Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente