Albumina – O que é? Para que serve? Quando tomar?

A albumina é uma proteína e existe em diferentes tipos, entre elas a que é produzida pelo corpo e a que pode ser obtida por meio de suplementos alimentares.

O tipo de albumina que é produzido no próprio corpo é a soroalbumina. Ela é formada no fígado e está muito presente no plasma sanguíneo (representando 70% das substâncias sólidas contidas nele), sendo um elemento extremamente importante para o funcionamento adequado do organismo. A albumina presente nos suplementos alimentares, por sua vez, é produzida a partir da clara do ovo, favorece a produção da soroalbumina e contribui na obtenção de um bom preparo físico por praticantes de atividades físicas.

albumina

Quais são suas funções?

A soroalbumina, que é o tipo de albumina produzido pelo próprio organismo, possui várias funções no corpo. Ela atua, por exemplo, como uma transportadora de substâncias para todo o organismo por meio do sangue, sendo o fator responsável pelo transporte das substâncias hidrofóbicas pelo fato de que essas substâncias possuem muita dificuldade de se unir à água.

Além de carregar substâncias por todo o corpo, este tipo de albumina também é responsável por carregá-las para o interior e para o exterior dos tecidos. Esta proteína tem como função, ainda, assegurar o equilíbrio osmótico entre os tecidos e o sangue, ou seja, a soroalbumina é o fator incumbido de garantir um nível de água adequado e equilibrado entre eles.

Por representar boa parte da composição do sangue, a albumina do corpo possui forte contribuição no processo de coagulação. A falta da quantidade adequada desta albumina no sangue pode causar hemorragias e dificultar o processo de cicatrização de ferimentos.

A albumina presente em suplementos alimentares, por outro lado, pode incentivar a produção de soroalbumina pelo corpo, auxiliar na recuperação das fibras musculares que são desgastadas com a prática de exercícios físicos intensos e favorecer o ganho de massa magra.

Para quem serve?

O suplemento de albumina geralmente é indicado para indivíduos que praticam atividades físicas intensas, desejam recompor e aumentar sua massa muscular e procuram uma alternativa mais acessível economicamente do que os suplementos de whey protein.

Na Corpo Perfeito você encontra vários tipos de suplementos de albumina! Clique aqui e descubra!

Também é uma excelente opção para aqueles que apresentam intolerância à lactose, uma vez que é feito a partir de uma proteína proveniente do ovo e não do leite. Recomendamos sempre, no entanto, a consulta a um médico ou nutricionista para a obtenção de orientação nutricional individual adequada.

O suplemento e a prática de atividade física

O suplemento de albumina é usado por praticantes de atividades físicas para auxiliar na reconstrução dos músculos, desgastados com a prática de esportes. A proteína ajuda na recomposição das fibras musculares e evita, dessa forma, o catabolismo muscular, que ocorre quando os músculos, sem fontes adequadas para a obtenção de nutrientes, realizam o auto desgaste.

O suplemento de albumina e a fome

Pelo fato de a albumina proveniente do suplemento ser uma proteína com um processo de digestão de longa duração, ela pode ajudar a prolongar a sensação de saciedade. Dessa forma, indivíduos que fazem o uso de suplementos de albumina costumam se sentir satisfeitos por mais tempo do que indivíduos que consomem outras proteínas.

Este suplemento pode ajudar a emagrecer?

Além de contribuir na formação da soroalbumina e na recuperação das fibras musculares, o suplemento de albumina também pode ajudar no controle de peso. Isso ocorre porque a albumina proveniente da clara do ovo é uma proteína de digestão lenta, ou seja, o organismo necessita de um período de tempo maior para conseguir utilizá-la do que necessita com outras, como é o caso da proteína do whey protein. Assim, para quem deseja ganhar massa magra e controlar o peso, um suplemento de albumina pode ser uma excelente opção.

albumina

Quando posso tomá-lo?

Por ser composto por uma proteína com um processo digestivo lento, muitas pessoas consomem o suplemento de albumina à noite, antes de dormir, de forma a manter os músculos nutridos durante o extenso intervalo de jejum do sono. Seu uso também costuma ser feito pela manhã, porém desta vez com o objetivo de interromper o jejum da noite anterior.

Variedades deste suplemento

Algumas pessoas acreditam que a adaptação ao suplemento de albumina possa ser difícil pelo fato deste produto ser proveniente da clara do ovo, a qual atribui ao suplemento um odor e um sabor específicos de ovo, podendo trazer certo incômodo para alguns. Hoje em dia, no entanto, é possível encontrar uma grande variedade de sabores de suplemento, os quais permitem um consumo agradável e saboroso deste produto.

O que tomar: um suplemento de whey ou de albumina?

Pelo fato de tratar-se de uma proteína com alto valor biológico e de rápida absorção (ao contrário da albumina), o suplemento de whey protein costuma ser a primeira escolha quando o tema é a recuperação rápida das fibras musculares após a prática de atividades físicas de alta intensidade.

Suplementos de whey protein, no entanto, geralmente possuem preços mais altos, o que acaba por dificultar a sua compra. Dessa forma, os suplementos de albumina mostram-se como uma alternativa mais em conta e muito interessante, uma vez que também proporcionam resultados, ainda que possuam um período maior de digestão.

Quer saber mais sobre whey protein? Clique aqui e veja nosso artigo: Saiba tudo sobre o Whey Protein Hidrolisado!

 

Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente