A importância da alimentação pós-treino

O que comer após o treino? Essa é uma pergunta de suma importância na vida de qualquer atleta. Seja na corrida, na musculação ou em qualquer outra atividade física, é importante se atentar aos alimentos que serão consumidos após os exercícios. A verdade é que, se você realizou qualquer treino de alta intensidade e levou seus músculos a trabalharem bastante, com certeza você gastou suas reservas de açúcar e usou bastante as fibras musculares. Então, precisa recuperar-se por meio da alimentação pós-treino.

A importância da alimentação pós-treino

Você treina com algum objetivo, certo? Tanto para ganhar massa muscular, quanto para emagrecer, a alimentação pós-treino deve ser planejada e seguida com o máximo de precisão. Ao finalizar a sua atividade física, é hora de recuperar seus músculos! Os alimentos no pós-treino servem, ao mesmo tempo, para a recuperação e para o crescimento muscular. O que isso quer dizer? Você que precisa de um combustível de boa qualidade para ajudá-lo nesse processo. As proteínas e os carboidratos, na proporção ideal, ajudam a reconstruir os músculos e a recuperar o organismo.

Se o foco for o emagrecimento, a alimentação pós-treino balanceada vai garantir o reparo dos seus músculos, impedir que você se alimente de forma errada e permitir que o seu organismo esteja apto para as atividades do dia seguinte.

A refeição pós-treino deve oferecer nutrientes como a glicose para repor os níveis de glicogênio que foram perdidos durante a execução dos exercícios de alta potência. Este glicogênio garante energia aos músculos e trabalha ativamente em sua recuperação. Além disso, os atletas precisam consumir alimentos ricos em proteínas, importante substância que auxilia na construção e na manutenção da massa magra. Ah, os aminoácidos também devem ter um espaço garantido em uma dieta exclusiva para o pós-treino!

Para garantir os melhores resultados, é importante seguir uma dieta balanceada e respeitar a quantidade recomendada de cada alimento. Portanto, consulte um nutricionista e descubra qual é a melhor opção para o seu objetivo.

alimentação pós-treino

Alimentação pós-treino – O que comer?

Separamos algumas dicas para você entender melhor como deve ser feita a sua refeição pós-treino. Vale ressaltar que a individualidade de cada pessoa prevalece e que as nossas dicas são de cunho apenas informativo.

  • Invista nas proteínas

As proteínas assumem o papel principal na dieta de qualquer atleta. Não é à toa que os suplementos proteicos fazem tanto sucesso no mercado da suplementação. É indicado consumir qualquer tipo de proteína ao longo do dia e em todas as refeições, entretanto, no pós-treino, procure fazer o consumo das proteínas de alto valor biológico e de rápida absorção. As proteínas de rápida absorção irão recompor os aminoácidos que foram perdidos durante o treino e impedir o catabolismo dos músculos.

Veja algumas opções:

Queijo cottage, clara de ovo, leite desnatado, peito de frango.

O consumo desses alimentos irá auxiliar no processo de cicatrização das lesões, na manutenção da massa magra e no aumento dos músculos. Além do mais, manter o corpo com os nutrientes necessários após o treino é ter um grande cuidado com a saúde, impedindo o aparecimento de doenças e de sintomas como a fraqueza e a tontura.

alimentação pós-treino

  • Carboidrato também é importante

O carboidrato é muito utilizado durante o pré-treino e muitas pessoas acabam o deixando de lado no pós-treino. Vamos afirmar que os carboidratos devem fazer parte da sua alimentação pós-treino, sim. Claro, tudo feito a partir do acompanhamento nutricional, com a quantidade adequada e com muito cuidado em relação ao horário.

Os carboidratos são responsáveis pela recomposição das reservas de glicogênio e, após o treino, seu corpo está com as reservas de glicogênio quase zeradas. Por isso, quanto mais rápido você recompor estas reservas, melhor você recompõe seus músculos. Neste momento é indicado consumir um carboidrato de alta glicemia.

Veja algumas opções:

Batata, arroz, beterraba, frutas como banana, manga ou mamão.

  • Não se esqueça dos aminoácidos

Os aminoácidos são os elementos que formam as proteínas que, por sinal, garantem o aumento e a manutenção da massa magra após os exercícios de alta intensidade. Eles também contribuem para evitar a fadiga dos músculos, diminuir as dores e auxiliar no processo de produção de energia.

Alguns aminoácidos são produzidos naturalmente pelo nosso organismo, outros necessitam ser ingeridos via alimentação ou através da suplementação. Para garantir o aumento da oferta de aminoácidos no corpo, procure consumir os alimentos de origem animal, pois eles apresentam maior quantidade de aminoácidos essenciais.

Veja algumas opções:

Ovo, frango, atum, carne bovina e sardinha.

A suplementação pós-treino é uma ótima escolha

A suplementação pós-treino é uma ótima escolha para acelerar os resultados. Hoje em dia, as empresas de suplementação esportiva estão inovando e apresentando diversos produtos que atendem às necessidades nutricionais do atleta após os exercícios de alta performance. A suplementação está se tornando muito interessante, portanto, pela alta qualidade de seus produtos e pela praticidade. O objetivo do consumo de suplementos alimentares é o mesmo que o da alimentação: seu corpo precisa de carboidratos de alto índice glicêmico, de proteínas de alto valor biológico e de aminoácidos essenciais.

Vale ressaltar que a suplementação não substitui nenhuma refeição. Os suplementos são complementos à uma alimentação balanceada.

A suplementação no pós-treino surgiu justamente para complementar algumas deficiências nutricionais que ocorrem após os exercícios, melhorar o desempenho esportivo do atleta para os próximos treinos e aperfeiçoar uma alimentação pós-treino.

Benefícios da suplementação no pós-treino

Os benefícios de tomar suplementos pós-treino são numerosos e podem impulsionar seus treinos para novos níveis. Os suplementos pós-treino garantem o cuidado essencial dos seus músculos e permitem que você se desenvolva com mais qualidade. Veja abaixo alguns dos benefícios dos suplementos no pós-treino:

  • Ajudam na recuperação dos músculos;
  • Aumentam a resistência;
  • Melhoram a entrega de nutrientes;
  • Ajudam a aumentar a força;
  • Impedem as dores musculares;
  • Melhoram o foco e a concentração;
  • Melhoram o humor e o bem-estar.

Suplementos recomendados

Whey Protein

O Whey Protein é uma proteína de alta qualidade com alto valor biológico e de rápida absorção. O consumo do whey após o treino irá garantir o suporte adequado às quantidades necessárias de proteínas, contribuir para o fortalecimento das fibras musculares e auxiliar no trabalho de construção e reparação muscular. Além do mais, o Whey Protein auxilia no combate ao colesterol, controla os níveis de açúcar no sangue e melhora o bem-estar, o foco e a concentração.

Clique aqui e visite a categoria de Proteínas da Loja Corpo Perfeito.

Clique aqui e leia o conteúdo: Whey Protein para corredores

alimentação pós-treino

alimentação pós-treino

BCAA

O BCAA é constituído por três aminoácidos de cadeia ramificada: leucina, isoleucina, e valina. A grande função do BCAA é reduzir a degradação do tecido muscular após os exercícios de alta potência. Além do mais, o BCAA auxilia no fornecimento de energia, na manutenção da massa magra e no trabalho das proteínas. A suplementação com BCAA também impede que seu organismo roube aminoácidos necessários de outros músculos, portanto ele evita o catabolismo muscular.

Clique aqui e visite a categoria de aminoácidos da Loja Corpo Perfeito.

Clique aqui e leia o nosso conteúdo: BCAA para corredores.

alimentação pós-treino

alimentação pós-treino

 

Quer saber mais detalhes sobre os suplementos alimentares? Clique aqui e leia o nosso artigo: Saiba tudo sobre suplementos alimentares.

Dicas de refeição pós-treino

  • 2 pedaços de peito de frango médios + cenoura e beterraba cozidas;
  • 2 pedaços pequenos de batata-doce + 1 pedaço de peito de frango médio
  • 1 scoop de Whey Protein isolado + 1 scoop de dextrose + 1 banana
  • Omelete de duas claras + 1 fatia de queijo branco + 1 colher de sopa de farelo de aveia + 1 banana.

Qual é o melhor horário para consumir os alimentos no pós-treino?

Segundo os especialistas, o ideal é se alimentar logo após o término do exercício para otimizar a recuperação dos estoques de energia e do próprio músculo. Faça a sua alimentação pós-treino em no máximo 30 minutos após o fim da atividade física.

Agora que você já sabe a importância da alimentação pós-treino, que tal ler um conteúdo especial sobre alimentação pré-treino? Clique aqui e leia o nosso artigo: Saiba tudo sobre alimentação pré-treino.

Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente