Como entrar em forma: 10 dicas para emagrecer com saúde.

objetos-para-entrar-em-forma
O verão chegando, o início do ano, período de férias e a chegada do carnaval são somente alguns incentivos para você ir atrás daquele físico tão desejado. Separamos 10 dicas imperdíveis para ajudá-lo a entrar em forma e finalmente alcançar esse sonho.


  • Conheça a sua composição corporal

Entrar em forma e alcançar seu objetivo é mais difícil se você não conhece o seu ponto de partida. Conhecer seu corpo é fundamental para que você determine metas alcançáveis, o que vai te manter sempre motivado.

Uma boa maneira de faze r isso é calculando seu percentual de gordura. Uma boa maneira de fazer isso é usando monitores de gordura, adipômetros ou até trenas.

Fazendo medições frequentes, você poderá avaliar de maneira eficaz se seus esforços estão surgindo efeito e dando o resultado que você espera.

Muito cuidado com as balanças. Se achar que é a melhor maneira de medir seus resultados, procura sub ir nela apenas uma vez ao mês. Isso, pois a variação de peso pode ser grande dependendo de um para o outro, dependendo do quanto de sódio comeu no dia anterior, quanta água ingeriu ou até o horário.


  • Faça várias refeições ao dia.

Se você já escutou isso inúmeras vezes, mas o dia a dia corrido não deixa você adotar esta prática, é preciso fazer um esforço e se organizar. Entrar em forma tem tudo a ver com organização.

Ao concentrar seu consumo calórico em três grandes refeições, você provoca picos de insulina que estimulam o armazenamento de gordura.

Ao fracionar suas refeições, seus níveis de insulina ficam constantes, o que ajuda não só no metabolismo de gorduras, como também na construção muscular.

Se seu problema é tempo para preparar refeições ou você passa a maior parte do dia na rua, barras proteicas, energéticas, e substitutos de refeição e até whey protein são opções nutritivas e saudáveis que podem te ajudar nessa jornada.


  • Treine 3 a 4 vezes por semana.

Treinar com intensidade 3 a 4 dias por semana estimulará seus músculos e seu metabolismo sem o risco de overtraining. O aumento da massa muscular é responsável por um consumi maior de calorias por dia, o que facilita o emagrecimento e lhe permite alcançar seus objetivos com mais facilidade.


  • Ingira gorduras para perder gorduras.

Os ácidos graxos essenciais, também chamados de “gorduras boas”, são necessários para o seu organismo e podem te ajudar a entrar em forma por múltiplas razões: regulam a produção de hormônios, ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido, ajudam a regular os níveis de colesterol e deixam o cabelo, unhas e pele com aspectos mais saudáveis.

Gorduras boas podem ser encontradas no azeite, óleo de girassol, abacate e óleo de cártamo.

Dietas sejam elas pouco ou muito calóricas podem ser deficientes destas gorduras, portanto, é aconselhável que se faça uso de suplementos para suprir essa necessidade do corpo.

Pessoas que procuram o desenvolvimento muscular utilizam este suplemento, pois gorduras boas reduzem a quebra do tecido muscular, aceleram o tempo de recuperação, reduzem a inflamação, contribuem para juntas e articulações, além de aumentar no crescimento e desenvolvimento muscular.


  • Planeje suas refeições com antecedência.

Isso é importante para uma dieta equilibrada. Se possível, estipule um horário fixo para as suas refeições principais e se alimente de três em três horas. Escolha com cuidado os alimentos que colocará no prato. Opte por cereais, leguminosas, carnes pouco gordurosas e grelhadas, legumes cozidos ou no vapor e salada farta e colorida, sem abusar de molhos, que podem aumentar consideravelmente a quantidade de calorias.


  • Beba chá verde.

Estudos indicam que o chá verde é capaz de acelerar o metabolismo. O composto responsável por este benefício é um polifenol chamado EGCG. Suplementos que contêm extratos de chá verde são termogênicos, ou seja, esquentam a temperatura do corpo e priorizam a queima de gordura, além de aumentar o gasto calórico.

Caso você opte pelo chá em si, escolha entre consumir quente ou gelado, de 4 a 6 xícaras por dia, evitando o consumo à noite por causa da cafeína.


  • Mantenha as tentações longe do seu alcance.

Se você está tentando se alimentar de forma saudável, não tenha guloseimas em casa. De noite, cansado, após um dia de estudo e trabalho, as tentações são sempre mais atraentes. Não tenha em casa embutidos, doces ou salgadinhos. Opções rápidas e pouco nutritivas podem atrasar seu progresso e te impedir de alcançar seus objetivos. Opte por refeições proteicas que saciam a fome e são mais saudáveis.


  • Beba bastante água.

Água é essencial par a vida e um corpo saudável. Grande porcentagem do corpo é composta por água. Cerca de 75{d0dedf69f6880d5fcc2ba473c4bc4b6cfe5eaa60eab8d6b32113838d3d9fd17e} dos seus músculos é composto por água.

Sem essa, seus músculos perdem força, você deixa de queimar gordura com facilidade, se sente mais cansado e é mais difícil entrar em forma e perder os quilos que você tanta deseja.

Outro motivo para beber água é encontrado em um estudo chamado “Termogênese causada pela água”, publicado em dezembro de 2003 no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, que mostrou que beber 2 litros de água ao longo do dia faz você gastar 100 calorias a mais do que gastaria normalmente. A ingestão de água gelada aumenta ainda mais esse gasto calórico, já que o organismo precisa trabalhar mais para deixar a água na temperatura do corpo.


  • Esqueça as regras uma vez por semana.

Algumas pessoas tem uma força de vontade inabalável, mas a maioria dos mortais cedem as tentações de vez em quando. Se este é o seu caso, escolha um dia por semana para fazer isso. Como tudo o que tiver vontade e tire essa vontade de dentro de você.

Isso vai te ajudar a manter o foco durante os outros seis dias e garantir que você tenha uma motivação a mais.

Considera esse dia uma exceção para poder recomeçar a rotina e se empenhar nos restante dos  dias.

Além disso, isso ajuda a repor o estoque de glicogênio, que é essencial para a manutenção da massa magra.

 


  • Não somente pense no que precisa fazer. Coloque em prática.

Se você ainda não está na sua melhor forma, é muito provável que você não esteja de fato colocando seu conhecimento em prática. Para ter resultados você precisa analisar seus erros e corrigi-los. Adote as dicas como rotina e sempre mantenha em mente que mudar seu corpo depende de mudar seus hábitos. Isso pode ser difícil a princípio, mas logo se torna natural, como tudo que você faz com frequência.

Foque em garantir que esteja seguindo tudo a risca e quando menos esperar já não será um esforço e sim um estilo de vida.

 

 

Blog Comments

[…] Obter a quantidade certa de sono de qualidade pode ser o fator chave para alcançar uma saúde e bem-estar melhores, além de entrar em forma. […]

Estou sedentario e 15 kls aca do meu peso
Tenho 1.70 de altura estou com 90kls o que faser.

Post Reply
Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente