Como melhorar o desempenho na academia?

Você entrou na academia e deve estar perguntando: “Como treinar com mais desempenho para conseguir os melhores resultados”? Esta é uma pergunta que todos os praticantes de atividades físicas devem fazer todos os dias, afinal, treinar requer cuidados e aperfeiçoamentos de tempo em tempo.

Antes de qualquer dica, precisamos deixar claro que os resultados em seu corpo dependem exclusivamente de você; Da sua força de vontade e do seu comprometimento com o treino. Não é só treinar, chegar à academia e puxar os pesos, é preciso seguir uma alimentação que favoreça o crescimento da massa magra e forneça energia suficiente para o seu organismo. Pense sempre nos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) para a sua alimentação

Pessoas treinando na academia

Treino com alta intensidade na academia

Melhorar o desempenho na academia não é um bicho de sete cabeças, mas sim, um desafio com 10 passos para você seguir.

  • Se prepare durante todo o dia

Você precisa ter foco! Já ouviu aquele ditado que diz que na vida nada cai do céu? Pois é, os músculos não irão aparecer em seu corpo em um piscar de olhos, é preciso se preparar para treinar. A energia para o treino deve ser construída desde o momento do acordar. Muitas pessoas passam o dia sem fazer uma boa refeição e minutos antes de treinar consomem quantidades erradas de proteínas, carboidratos e afins. Alimente-se de forma balanceada no decorrer do dia.

  • Treinar em jejum, NUNCA!

Outro erro bastante comum dentro das academias de ginástica é treinar em jejum. Jejum, apenas quando o médico pedir, do contrário, jamais treine sem ter se alimentado. Como falamos acima, a preparação para treinar é algo que deve acontecer bem antes da execução do exercício. Se você treinar em jejum estará com baixos índices de açúcar no sangue, o que pode resultar em um péssimo rendimento e até mesmo hipoglicemia.

  • Consuma aveias

Sim, aveias devem fazer parte da sua alimentação, inclusive no café da manhã. Você sabia que a aveia é rica em fibras solúveis e insolúveis, minerais, fósforo, magnésio, cobre, cromo e zinco, ela ainda possui vitamina B1, biotina e uma proporção alta de proteínas quando comparada a outros alimentos de origem vegetal.

O consumo diário desse cereal resulta em benefícios como o aumento da energia, ajuda na perda do peso, no ganho da massa muscular, melhora a saúde cardiovascular, diminui o colesterol, previne diabetes, protege a pele, além de ser excelente fonte de carboidrato.

Bem legal, não é mesmo?

Aveia

Aveia

  •  Roupa pode influenciar o seu treino sim!

É normal, principalmente com as pessoas vaidosas, a ideia de ir para a academia bem arrumada (o). Não é nenhum erro treinar bem vestido, mas tome cuidado, algumas roupas podem sim, influenciar o rendimento e o resultado do seu treino. A escolha inadequada do vestuário pode causar desde certo desconforto a problemas de postura. Evite roupas que apertam as articulações e que sejam totalmente fechadas, a melhor opção é seguir o básico: legging, bermudas, camisetas largas e com passagem de ar.

Lembre-se sempre de pensar na roupa de acordo com o treino que será feito no dia. É essencial estar com roupas confortáveis e adequadas na hora de treinar.

  •  E o que fazer durante o treino?

Tanto o pré-treino como o pós-treino são importantes, mas o momento exato de malhar também apresenta suas peculiaridades. A nossa dica para aumentar o rendimento na academia durante o treino, é beber muita água de coco ou bebidas isotônicas, estas bebidas auxiliam na hidratação do organismo, na recuperação da água perdida e também aumentam a resistência muscular.

  • Renove os exercícios

Praticamente todas as academias trabalham desta forma: renovam de três em três meses os exercícios dos alunos. Isso é ótimo!

O ideal é que os praticantes de atividade física façam com frequência as avaliações físicas e também consultem um nutricionista. É preciso mudar o treino de acordo com as suas necessidades e evoluções, já que o corpo se adapta aos exercícios, torna-se mais resistente e permite que você realize tarefas mais complexas.

Então, não deixe de checar o seu calendário de atividades e troque no mínimo de dois em dois meses o seu treino.

  • Aumente o peso

Aumentar o peso é importante, mas não pense que isso é a melhor solução.

A carga deve ser aumentada gradativamente com o passar dos meses, aos poucos você irá perceber que o seu corpo está pedindo mais, esse aumento é necessário para a construção dos músculos.

Mas tenha em mente: aumente a carga apenas quando você realizar um exercício com muita qualidade e sem sofrimento.

Lembre-se que além do peso, o número de repetições e a finalização correta do exercício também são relevantes.

  • Espere no mínimo 48 horas para treinar os mesmos grupos musculares

Seguir o treino que instrutor ou personal sugeriu é válido. Sabemos que existem alguns grupos musculares com mais facilidade para treinar e também temos os nossos objetivos: alguns querem bíceps, outros glúteos, peitos, e assim vai. Mas devemos treinar todos os músculos e esperar no mínimo um dia para treinar os mesmos grupos musculares. Por exemplo, se hoje treinou braços, amanhã deve treinar pernas. Isto ajuda os músculos, evita lesões e sobrecarga.

Então, se o seu objetivo é construir um peitoral grande e definido, não pense que treinar ele todos os dias é a melhor solução.

  • Durma bem, aliás, durma muito bem!

Se você acha que para crescer é necessário apenas malhar e se alimentar, você está um pouco equivocado. O sono também faz parte deste processo e dormir bem significa preparar o corpo para todas as atividades do dia seguinte.

O sono é um repositor de energias, físicas e mentais, quando em falta, várias funções ficam com problemas de funcionamento. Quando você fica sem dormir, podem ocorrer transtornos de cognição, modificações na pressão sanguínea, comprometimento na liberação hormonal, entre outros.

Por outro lado, se você consegue dormir no mínimo 8 horas, seu sono pode proporcionar ganho de massa muscular, recompor e manter as funções orgânicas e neurológicas em perfeito estado.

O que também pode melhorar o seu desempenho na academia e gerar resultado mais rápido é o uso dos suplementos alimentares. Muitas pessoas ainda possuem receio em consumir, mas está provado que os suplementos alimentares apenas fazem bem para a nossa saúde e são importantíssimos para a construção do corpo perfeito ou até mesmo para emagrecer.

Durante o dia a dia, perdemos diversos nutrientes, proteínas e vitaminas do corpo, e às vezes, o nosso organismo não consegue recuperar essa perda de maneira rápida, diante disso, suplementar é necessário.

A infinita gama de suplementos permite que cada indivíduo escolha o que mais precisa. Aminoácidos, proteínas, termogênicos, glutamina, carboidratos, os suplementos alimentares é uma ótima opção para você que treina.

Se estas dicas forem seguidas corretamente, é possível melhorar os resultados da academia, que podem ser visíveis mais rapidamente do que o esperado, e treinar com muita autoestima.

Quer conhecer um pouco mais os suplementos alimentares? Dê uma olhada no que a loja Corpo Perfeito preparou para você!

Pessoa bebendo suplemento alimentar

Praticante de atividade física consumindo suplemento alimentar

Tags
Blog Comments

[…] a carga gradativamente. Se você está indisposto e quer melhorar o seu desempenho na academia, clique aqui e leia dicas para melhorar o seu rendimento na hora de […]

[…] você entender como melhorar o desempenho na academia, CLIQUE AQUI e confira um artigo especial que separamos para a sua […]

Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente