Crossfit emagrece ? Saiba os benefícios do crossfit para perda de peso

Afinal, por que as pessoas estão loucas pelo crossfit? Será ele uma nova forma de emagrecer? Estamos falando de um método que tem se mostrado muito eficiente para estimular diversas capacidades físicas e que, aos poucos, está conquistando muitos brasileiros. Segundo pesquisas, em 2016 o Brasil chegou ao segundo lugar no ranking de países com mais crossfiteiros, perdendo apenas para os Estados Unidos, mas fica a pergunta: o Crossfit emagrece?

O que é Crossfit?

Em termos teóricos, o crossfit não é um esporte em si, mas uma marca registrada norte-americana que já se espalhou por mais de 120 países. Em termos práticos, o crossfit consiste em um treinamento de alta intensidade cujos primeiros relatos foram feitos por Greg Glassman, em 1995.

O principal objetivo desta atividade física é trabalhar a eficiência e a maximização da resposta neuroendócrina, desenvolvendo, assim, o poder da resistência, da força, da velocidade, da potência, do equilíbrio, da precisão, da coordenação, da agilidade e da flexibilidade.

crossfit emagrece

Para saber com mais detalhes sobre a origem do Crossfit e como funciona seu treinamento, clique aqui e leia o nosso artigo: Saiba tudo sobre o treinamento de Crossfit.

Por que o Crossfit emagrece?

O treinamento de Crossfit emagrece por causa da natureza de seus exercícios. Como mencionamos acima, o Crossfit trabalha força, flexibilidade, resistência muscular e capacidade respiratória, além de possuir técnicas e exercícios com o foco de fazer o crossfiteiro perder peso. De sedentários a atletas de elite, a prática do Crossfit tem estimulado muita gente a se mexer. O treino também é considerado inovador e de alta intensidade, exigindo muita preparação daqueles que quiserem encará-lo.

Ao entrar em um centro especializado em crossfit, você será orientado a seguir um método dividido em aquecimento, parte técnica e WOD (Work Out of the Day). O WOD é o momento mais exigente, no qual são realizadas várias séries repetidas com exercícios de alta intensidade. Neste momento, o Crossfit pode estimular o emagrecimento.

Como o Crossfit emagrece?

Então Crossfit emagrece mesmo? Podemos dizer que sim! Levando-se em consideração a intensidade dos exercícios e o número de repetições, pode-se dizer que o treinamento de Crossfit é uma ótima aposta para quem deseja perder os quilos extras e ainda modelar o corpo, mas precisamos ressaltar que o resultado vai depender de seu desempenho no treino. O Crossfit pode, portanto, acelerar e contribuir para o emagrecimento saudável desde que você se alimente bem, durma pelo menos o mínimo recomendado e tenha uma rotina diária de exercícios.

Veja os benefícios do crossfit para a perda de peso

  • Grande queima calórica

As pessoas que precisam emagrecer têm em mente o anseio de perder o máximo de calorias possível. Este é, talvez, o principal fator para o emagrecimento relacionado ao Crossfit. Por ser uma atividade com exercícios de grande gasto calórico, energética e que requer muita movimentação, o Crossfit proporciona uma grande queima de calorias. Em média, uma aula de Crossfit deve durar aproximadamente 60 minutos e pode queimar até 1000 calorias durante o período.

  • Aprimoramento de força física e resistência dos músculos

O Crossfit proporciona também o aumento da força física e da resistência dos músculos. Esses estímulos fazem com que o crossfiteiro tenha mais disposição para encarar os exercícios e vontade de executá-los com a máxima qualidade.

Além disso, aumentando a força dos músculos e a resistência física, é bem provável que você perca peso e aumente sua massa magra.

  • Metabolismo acelerado

O metabolismo acelerado é o nome da condição em que uma pessoa queima muitas calorias e possui mínimas chances de estocar gordura em seu corpo. Para algumas pessoas, o metabolismo acelerado pode ser um problema, principalmente para aquelas que desejam ganhar peso. Para outras, no entanto, acelerar o metabolismo é uma opção para facilitar a queima de calorias.

Como o Crossfit é um treinamento intenso, que faz com que a pessoa chegue ao seu limite, ele contribui para melhorar o sistema cardiorrespiratório e acelerar o metabolismo e, por conta desta aceleração, o praticante consegue eliminar o maior número de calorias o mais rápido possível.

O Crossfit emagrece com a ajuda de suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares podem ser uma ótima escolha para compor o plano alimentar de um crossfiteiro. Além de serem práticos e fáceis de consumir, os suplementos suprem as necessidades do corpo por nutrientes, como por exemplo as dos praticantes de Crossfit. Eles garantem o suporte necessário ao fornecimento de energia, ao aumento da força e ao crescimento e à manutenção da massa muscular.

Uma grande aposta é consumir os suplementos pré-treino, aqueles que garantem foco, concentração e muita energia para você encarar os intensos exercícios.  Estes suplementos são produtos com baixa quantidade de carboidratos e gordura e, por isso, não afetam o processo de emagrecimento.

Clique aqui e leia o nosso conteúdo: Pré-treino no Crossfit – Como utilizar esse suplemento para elevar a sua performance.

Outro suplemento de suma importância é o Whey Protein. O Whey é um produto à base de proteínas e trabalha ativamente na construção e na manutenção da massa magra do corpo. Por ser um produto saboroso, o Whey Protein pode ser consumido nos intervalos das principais refeições mantendo, assim, a síntese proteica do seu corpo e evitando que você consuma alimentos proibidos.

A melhor escolha é o Whey Protein Isolado, que é um produto de rápida absorção, alta concentração de proteína e livre de gordura e carboidrato.

Para saber mais informações sobre o Whey Protein Isolado, clique aqui e leia o nosso texto: Como tomar Whey Protein Isolado.

O Crossfit emagrece com exercícios específicos

O treinamento de Crossfit serve para vários objetivos: melhora da força, condicionamento aeróbico, ganho de resistência e emagrecimento. Sendo assim, os exercícios podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com os objetivos de cada individuo.

Veja abaixo alguns exemplos de exercícios que aceleram o metabolismo e contribuem para a queima calórica.

  • Exercício 1

Antes de começar, não pule o aquecimento. Ele é uma etapa importante para preparar o seu corpo.

Você deve fazer 5 séries de forma rápida e no menor tempo possível. Tente se superar e diminuir cada vez mais o tempo de execução.

Faça 500 metros de corrida, 40 abdominais, 20 saltos pulando corda, 10 flexões de braços.

  • Exercício 2

Aqui você deve executar apenas uma série com o menor tempo possível. São 400 metros de corrida, 50 saltos pulando corda, 25 flexões e 400 metros de corrida.

Fonte dos exercícios: Treinador Carlos Klein/Revista Boa Forma.

Importante: Os exemplos acima são apenas para demonstrar algumas possibilidades de exercícios com foco em emagrecimento. Ressaltamos que é importante você procurar um centro especializado em Crossfit e ser acompanhado diariamente por um instrutor. Sobre os suplementos alimentares, consulte um médico ou nutricionista e conheça quais são as necessidades nutricionais do seu organismo.

O Crossfit é para todos?

Podemos concluir que o Crossfit emagrece desde que você faça um treinamento com foco neste objetivo e seja acompanhado por um profissional. Não se esqueça de cuidar com detalhes da sua alimentação, ok? Também é possível afirmar que ele é para todos, é uma atividade de alto impacto, que requer muito empenho, foco e objetivo.

Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente