Dicas para correr: Como se preparar para correr 5 km.

Se você nunca correu cinco km, você provavelmente pensa uma dessas duas coisas: ou é tranquilo e muito possivelmente seu treino na academia vai fazer com que seja uma tarefa fácil; ou é um objetivo impossível e masoquista. É verdade que corridas competitivas podem te deixar louco se você está despreparado, mas, se feito da maneira correta, pode te deixar ainda mais forte, esbelto e disposto.

1. Conheça o básico

Antes de se inscrever, saiba aonde você está se enfiando. Se você consegue correr 30 minutos na esteira, é provável que você consiga correr 5 km sem muito esforço ou preparação. Por outro lado, se correr por meia hora na esteira lhe parece a pior coisa do universo vezes dois, você definitivamente tem bastante trabalho pela frente.

2. Conhece o básico? Então inscreva-se!

As inscrições de corrida estão em todos os lugares. Encontre eventos através de sua academia ou pesquise online. Escolha uma corrida que lhe dê tempo suficiente para treinar: 8 a 10 semanas se você for começar do zero. Descubra como é o curso – se tem muitas subidas, se o chão é de pedra, areia, asfalto – para que você saiba como se preparar.

Se você escolher um percurso com bastante subidas, terá que começar a treinar com algum inclinação, para que seu corpo esteja mais habituado, por exemplo. Se o percurso for na areia, já há um pouco mais de resistência e, talvez, treinar na esteira não seja a melhor maneira.

Quando encontrar sua corrida, marque a data no calendário. Melhor ainda, coloque a data na porta da sua geladeira, em letras garrafais, isso vai te ajudar a sempre se lembrar dela e se manter focado conforme a contagem regressiva se aproxima.

Também vale escrever a data no espelho do banheiro. Na verdade, vale qualquer negócio.

3. Use os sapatos certos

Musculação envolve um monte de equipamentos, porém corridas, envolve somente um: um bor par de tênis. Isso é crucial. Seus tênis afetam seu postura e sua forma, além de te ajudar a evitar lesões.

Procure a ajuda de alguém que entenda do assunto e, inclusive, conte sobre seu objetivo. Um vendedor provavelmente será capaz de te indicar o tipo correto para que você tenha todo o suporte necessário, de acordo com o seu biotipo e objetivos.

Fatores como com que parte do pé você mais se apoia, ou o que bate no chão primeiro quando seu pé volta a tocar o chão são importantespara que você consiga achar o par de tênis ideal para você. E lembre-se, um par não dura para sempre. Substitua-os a cada 250 km no máximo, ou quando começarem a se desgastar demais ou te machucar de alguma maneira.

4. Crie um plano para correr

A corrida é um remédio forte, por isso entre nessa devagar. Você aconselharia seu amigo que nunca levantou nada além de um copo de cerveja a entrar na academia e já carregar o equivalente ao peso dele? Imagino que não.

Com a corrida, você deve construir uma base, assim como você faz com a musculação. Encontre um plano de treino voltado para o seu nível de aptidão física. Um programa de treino padrão, normalmente tem duração de oito semanas, então garanta que você terá tempo o suficiente para treinar. Procure apps no seu celular. Existem milhões deles.

5. Se solte

Se aqueça antes de qualquer corrida. A maneira que faz isso pode varias bastante. Pode ser alguns minutos andando, um treino na academia, alguns agachamentos livres. Você quem sabe. Apenas não simplesmente saia correndo sem dar um aviso ao seu corpo antes.
Também não esqueça de continuar treinando com pesos normalmente. Manter seus músculos também é muito importante nesse processo.

6. Se mantenha motivado

Correr pode ser bem desagradável. É desconfortável, difícil e chato. O tempo é imprevisível e pode fazer com que sua corrida seja ainda mais difícil do que o normal. Não importa a desculpa, uma coisa é certa: se você não está procurando uma maneira de amar correr, dificilmente você não vai desistir.

Torne esses seus treinos o mais agradável possível. Ouvir músicas que te agradem e te animem é uma boa maneira de se motivar. Conforme sua energia vai aumentando, aumente o volume ou troque para uma música com um ritmo ainda mais rápido.

Sincronizar seus passos com a música também é uma boa maneira de fazer sua mente esquecer da corrida e focar em outra coisa. Quando você menos esperar já vai ter corrido seus 5km.

Preste atenção também no que vai vestir. Shorts muito curto podem fazer com que suas coxas acabem se tocando o tempo todo, causando machucados, por exemplo.

Garanta também que vai correr em uma horário que seja bom para você. Não adianta se prometer que vai correr antes do trabalho, se você é aquela pessoa que sente muito sono pela manhã. Se você odeia sair no frio, treine em uma academia com controle climático. Se você está sempre cansado ao fim do dia, veja se consegue encaixar seu treino na hora do almoço. Sempre há alternativas.

7. Não pense demais

Não precisa pensar demais sobre o que você tem que fazer. Procure fazer do seu treino um hábito, e ir para rua – ou academia – e fazer sua corridas vai acabar virando a melhor parte do seu dia.

Depois de ter sua data de corrida, seu plano de treinamento, seus sapatos e suas músicas, realmente não há muito o que pensar. Agora é só desligar o seu cérebro e ligar sua música.

Já está pensando em começar a treinar? Dê uma olhada na seleção de proteínas da corpo perfeito, para te ajudar ainda mais na sua preparação. A ingestão de uma boa proteína após o treino te ajuda a manter e criar nova massa magra, o que te ajuda no preparo físico.

Quer saber mais sobre como whey protein pode te ajudar? dê uma olhada nesse artigo.

Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente