Estratégias para acelerar seu metabolismo

Não tem jeito, todo mundo tem aquele conhecido que come qualquer porcaria para sobreviver e continua com aquela barriga de tanquinho o ano inteiro.

Ele não conta caloria de nada, não deixa de comer nada e vira e mexe você o vê se deliciando com um hambúrguer desses que fariam você babar involuntariamente só de olhar. E sim, a gente sabe que secretamente você odeia esse cara.

O resto de nós, seres humanos, precisamos prestar um pouco mais de atenção e passar horas na academia só para garantir que nossa barriga não vai surtar e a gente não vai virar uma bola de uma semana para outra. É só dar uma relaxada por alguns dias e lá vem o peso acumulado nos lugares errados.

Eu tenho boas notícias, porém.  Você pode fazer seu metabolismo funcionar mais rapidamente! Provavelmente não no mesmo grau que seu “amigo”, mas o suficiente para que você se sinta menos ansioso por comer batatinhas ou um pedaço de bolo.

Explicando o metabolismo.

Se metabolismo – mais precisamente conhecido como taxa de metabolismo basal – se refere ao número de calorias que você queima em descanso (pense em sentar, deitar, dormir).

Estas calorias são gastas para desempenhar funções essenciais para a sobrevivência, como respiração, circulação sanguínea e oxigênio e fornecimento de nutrientes em todo o corpo.

Seu metabolismo representa até 70{d0dedf69f6880d5fcc2ba473c4bc4b6cfe5eaa60eab8d6b32113838d3d9fd17e} das calorias que você queima por dia. Quanto maior o seu metabolismo, mais calorias você queima.

Isso significa que você pode comer mais calorias do que uma pessoa de estatura semelhante e manter seu peso melhor. E quando você está fazendo dieta, isso significa que você pode comer mais calorias e ainda perder peso, o que leva a um mundo mais feliz e com menos fome.

Não é de se admirar que um metabolismo “rápido” seja tão desejável!

Fatores que você pode e não pode controlar

Sua taxa metabólica basal  é influenciada por vários fatores que não são modificáveis. Estes incluem sua idade, estatura, sexo e genética. À medida que envelhece, o seu metabolismo diminui em grande parte devido a uma diminuição da massa magra.

Isso significa que, à medida que você envelhece, seu corpo requer menos calorias para manter seu peso do que no ano anterior, todo o resto se mantendo igual. Como você pode imaginar, isso se agrava rapidamente.

Se você não altera seu exercício e hábitos alimentares, é provável que ganhe peso.

O seu biótipo, independente da sua massa muscular, é outro fator que afeta seu metabolismo de maneira que você não pode controlar.

Quanto maior você é, maior será o seu metabolismo, já que quanto maior a área, mais o seu corpo precisa gastar mais energia para desempenhar funções essenciais.

E, claro, a genética influencia em tudo, então mesmo se você tiver a mesma idade e tamanho que qualquer outra pessoa, suas taxas metabólicas ainda podem ser significativamente diferentes.

Felizmente, sua massa muscular também influencia em grande medida seu metabolismo. E você pode influenciar diretamente a quantidade de massa muscular que você possui através de seus hábitos alimentares e de exercício.

O músculo esquelético é um tecido energeticamente caro, o que essencialmente significa que seu corpo gasta energia significativa (calorias) para mantê-lo.

Se você fosse medir a taxa metabólica de duas pessoas do mesmo tamanho, mas com composições de corpo drasticamente diferentes, você provavelmente notaria valores estimados extremamente diferentes.

Ao comer e treinar para otimizar o crescimento muscular, você se preparará para aumentar seu metabolismo.

 

Quer saber como acelerar seu metabolismo?

 

1. Pratique musculação com frequência

A musculação causa danos musculares, necessário para que seu crescimento ocorra. Um estudo descobriu que indivíduos que treinaram de maneira regular durante um período de seis meses tiveram um aumento de 7{d0dedf69f6880d5fcc2ba473c4bc4b6cfe5eaa60eab8d6b32113838d3d9fd17e} da taxa metabólica basal.

A parte boa é que você não precisa esperar tudo isso para dar um up no seu metabolismo. Treinos intensos mostraram uma elevação de 12{d0dedf69f6880d5fcc2ba473c4bc4b6cfe5eaa60eab8d6b32113838d3d9fd17e} da taxa metabólica por duas horas após o treino e de cerca de 9{d0dedf69f6880d5fcc2ba473c4bc4b6cfe5eaa60eab8d6b32113838d3d9fd17e} por até 15 horas após.

Para aproveitar plenamente os benefícios da musculação, certifique-se de que seu treino foque em todos os principais grupos musculares com exercícios compostos e muitas séries. Além do mais, sempre foque na faixa de 8-12 repetições e, de vez em quando, até de 12-20.

 

2. Coma bastante proteína

Consumir proteína tem ligação direta com o crescimento e reparo muscular. Para maximizar a resposta de fortalecimento muscular da proteína, é importante que você não só esteja comendo o suficiente, como também frequentemente ao longo do dia.

Lembre-se, a quantidade de massa muscular que você tem impacto na sua taxa metabólica; para aumentar o seu metabolismo, faz sentido priorizar as proteínas adequadamente ao longo do dia. Além de comer a quantidade adequada de proteína em cada refeição, é necessário dividir a quantidade total de proteínas necessária para o seu corpo em várias refeições.

Para otimizar e maximizar seu crescimento de massa magra, você deve comer uma quantidade x – e isso vai de acordo com o seu corpo – a cada x horas. Essa quantidade, em geral, costuma ser de 25 a 35 gramas de proteína de qualidade por refeição.

 

3. Não faça dietas o ano todo

Dietas muito longas podem afetar seu metabolismo de maneira negativa. Isso, pois faz com que seu corpo comece a conservar energia, o que acaba inibindo seu metabolismo.

Dietas a longo prazo podem afetar o seu gasto diário total de energia, reduzindo o número de calorias que você queima por dia.  Para cada semana que você faz dieta, planeje alguns dias sem fazer dieta. Isso vai te ajudar a dar o tempo que seu metabolismo precisa para ser restaurado, permitindo também você aumente sua massa muscular.

Quanto mais tempo você conseguir passar sem estar em um deficit calórico, mais músculos você vai ter e mais rápido será seu metabolismo.

Estar sempre em dieta dificulta o crescimento dos músculos, o que afeta seu metabolismo diretamente.

 

 

=

Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente