A natação auxilia no ganho de massa muscular?

O seu principal objetivo é ganhar massa magra, aumentar os músculos e construir um corpo definido? Se a sua resposta for sim, você precisa saber que, além da tradicional musculação, a natação auxilia no ganho de massa muscular e pode melhorar o seu desempenho na prática de qualquer atividade física.

Apesar de ser um esporte que ainda não faz parte da rotina de boa parte da população brasileira, a natação apresentou nos últimos anos um grande aumento no número de praticantes, uma vez que sua prática regular leva ao desenvolvimento da força, da flexibilidade e das capacidades respiratória e muscular (principalmente os deltoides, as costas e o dorsal), além de aliviar o estresse. Por conta disso, a natação é considerada uma das atividades físicas mais completas em relação à saúde.

Vamos descobrir como a natação auxilia no ganho de massa muscular?

NATAÇÃO AUXILIA NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

 

Como a natação auxilia no ganho de massa muscular?

  • Primeiro: ela vai te fazer bem!

Ganhar massa muscular depende de muitos fatores: boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, bom sono e um organismo limpo e livre de doenças.

A natação auxilia no ganho de massa muscular pois é um esporte completo. Ela vai melhorar o seu bem-estar, o seu humor, permitir que você durma melhor e, ainda, ajudar no tratamento de diversas doenças (como pressão alta, diabetes, asma e obesidade) que, quando não são tratadas, podem atrapalhar o seu rendimento em qualquer esporte. Nadar oferece um grande desenvolvimento da capacidade cardiovascular, ou seja, melhora o fôlego e garante muitas vantagens em atividades corriqueiras. Ela vai facilitar ações como subir escadas ou ladeiras, o treino de musculação, ou, ainda, as longas caminhadas.

  • Segundo: ela trabalha fortemente o desenvolvimento dos músculos!

Para aumentar a massa muscular é preciso trabalhar os músculos, correto? É por isso que puxamos tanto ferro. Ao cair na piscina, porém, você também irá trabalhar a sua musculatura com certa intensidade e proporcionar um grande desenvolvimento muscular, tanto dos membros superiores como dos inferiores. A natação irá melhorar a capacidade de realização de esforços que requerem muita energia, além de melhorar a sua postura. E não para por aí: muitas pesquisas comprovam que a natação fortalece os ossos e melhora as articulações, sendo a principal aposta dos médicos para combater a osteoporose.

  • Terceiro: ela faz você perder massa gorda!

Quando você pratica a natação como um esporte e não apenas como um lazer aos domingos, ela pode proporcionar a queima de gordura. Mas então, como funciona? Só vai funcionar como meio de emagrecimento se você trabalhar com objetivos definidos, seja em relação à distância ou ao tempo. É preciso treinar diariamente, seguir um treino avançado, trabalhar questões relacionadas à respiração e consultar um instrutor especializado em emagrecimento.

Ao eliminar a gordura extra, você tende a definir o corpo, já que a pele fica mais fina (sem gordura), o que faz com que os músculos já existentes fiquem aparentes. Só para deixar bem claro, massa muscular consiste no conjunto de todos os músculos do corpo humano.

  • Quarto: pode aumentar o peso sim!

O foco dos atletas que praticam musculação é manter-se regrado e conseguir aumentar o peso sempre. Seja no supino, no leg press ou nos exercícios de peso livre, a grande alegria é quando você quebra o seu próprio recorde, certo? Se você acha que na natação não é possível tornar maior a intensidade do seu exercício, como na academia, você está enganado.

Ao nadar, o esforço pode ser potencializado com o aumento da velocidade ou, ainda, com a utilização de equipamentos acessórios. Você pode usar, por exemplo, o palmar e o pé de pato, que proporcionam aumento da resistência a ser vencida pelo atleta.

Mas… Para tudo isso acontecer, é necessário:

Podemos chegar à conclusão de que a natação auxilia no ganho de massa muscular e pode melhorar o desempenho de um atleta que pratica musculação.

Construir um novo corpo não é uma tarefa fácil e também não acontece com o piscar de olhos. Para tudo isso acontecer, você precisa seguir uma alimentação balanceada, focada no consumo dos macronutrientes, ter uma boa noite de sono e seguir um planejamento diário de exercícios físicos (natação, musculação, caminhada, etc).

Para você entender um pouco melhor sobre a importância dos macronutrientes na vida de qualquer atleta, clique aqui e leia o nosso conteúdo: Macronutrientes para a construção dos músculos.

Se você está pensando em começar a nadar, pode clicar aqui e ler o nosso texto: Natação para iniciantes – Dicas para quem vai começar a nadar.

Natação ou academia?

A natação não é o principal esporte para o ganho dos músculos, visto que é uma atividade anaeróbica e provoca um maior trabalho das fibras lentas. Por outro lado, a natação auxilia no ganho de massa muscular e pode acelerar o processo de construção de um corpo tonificado.

Queremos deixar em evidência que não é necessário optar entre a natação e a academia para obter o ganho de massa muscular, pois o trabalho associado entre o ato de nadar e o de puxar ferro pode render ótimos resultados.

Em breve, vamos listar os fatores da natação que auxiliam no ganho de massa muscular, no entanto, como falamos sobre a associação da academia e da natação, clique aqui e leia também o nosso texto que explica como melhorar o desempenho na academia.

Ciclo básico para ganho de massa muscular

É possível notar que o ganho de massa muscular pode ser feito através de um ciclo e, se você é apaixonado por natação, ela pode fazer parte dele.

Alimentação – Suplementação – Fortalecimento dos músculos – natação – musculação

NATAÇÃO AUXILIA NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

Natação e suplementação

Para garantir o melhor resultado você precisa manter o seu corpo abastecido com os nutrientes essenciais, pois são eles que garantem energia para a realização de qualquer atividade física. A natação exige bastante do nosso corpo e, por isso, é considerada como uma das atividades físicas mais completas. Os suplementos alimentares podem ser uma ótima escolha para suprir as necessidades nutricionais que não foram obtidas por meio dos alimentos, eles garantem a manutenção da saúde e aceleram os resultados que o indivíduo busca com a prática esportiva.

Existem vários tipos de suplementos nutricionais que são recomendados para o nadador. Clique aqui e leia o nosso conteúdo que explica com detalhas o melhor da suplementação para nadadores.

Benefícios da natação

  • Ajuda no funcionamento do coração;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora as articulações;
  • Melhora a autoestima;
  • Alivia o estresse;
  • Reduz os riscos de diabetes;
  • Melhora o colesterol;
  • Controla o peso;
  • Melhora a força e a massa muscular;
  • Ajuda no alongamento do corpo.

 Onde comprar os suplementos alimentares?

Se você optar pelo consumo dos suplementos alimentares, a Loja Corpo Perfeito é perfeita para a sua escolha. Navegando pelo site você encontra os melhores produtos, as melhores composições de kits e um ótimo preço.

Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente