Natação para iniciantes – Dicas para quem vai começar a nadar

A natação é um dos esportes mais complexos que existem. A prática regular dessa atividade física proporciona inúmeros benefícios ao nadador, entre eles: fortalecimento de todos os músculos do corpo, melhora da saúde de modo geral, aumento do bem-estar e elevação da autoestima. Para muitos especialistas, a natação é um esporte que se encaixa facilmente na vida das pessoas, desde as crianças até os idosos. Preparamos um conteúdo especial sobre natação para iniciantes com dicas para quem deseja começar a nadar.

Dicas de natação para iniciantes

  • natação
  • Escolha um bom local

A escolha do local é primordial para o seu desenvolvimento no esporte. A natação é uma atividade que deve ser acompanhada por um especialista e você precisa escolher um espaço apropriado para garantir uma aprendizagem segura e adequada.

  • Adaptação à nova rotina

Em qualquer esporte, seja como amador ou como profissional, a adaptação à nova rotina é de suma importância. Quando você se adequa aos horários, as chances de você faltar ou se desmotivar são bem pequenas. Organização é vital.

Sabemos que o começo nunca é fácil e que as dores musculares vão aparecer. Tudo isso faz parte da adaptação do seu corpo à nova rotina de exercícios. Por isso, se seguir as nossas dicas de natação para iniciantes, temos certeza de que você vai irá encarar todos os obstáculos sem muitos problemas.

  • Atenção aos equipamentos

Ao entrar em uma escola de natação você provavelmente será orientado sobre os equipamentos básicos que garantem a sua segurança. Os equipamentos contribuem para o bom desempenho do nadador. O KIT básico para os iniciantes deve ser composto por um traje adequado (maiô e sunga), óculos e touca.

  • Alimentação e suplementação

Uma alimentação saudável e balanceada é importante para você alcançar ótimos resultados antes, durante e após as aulas de natação.

Nadar é uma atividade com muita movimentação e que trabalha todos os músculos de uma só vez, o que resulta em um grande gasto energético e calórico. Sendo assim, é importante se alimentar e, se for o caso, suplementar. Uma boa alimentação e suplementação trabalham de forma assertiva na reposição de nutrientes e evitam problemas como lesões musculares e perda da massa magra.

Antes de nadar – Duas horas antes de começar a natação, faça a ingestão de água e consuma alimentos ricos em carboidratos bons, já que eles são fontes de energia e melhoram o desempenho em qualquer atividade física (evite o consumo de gorduras).

Não faça o consumo de alimentos pesados, mas também não  pratique exercícios físicos em jejum, pois isso pode provocar um baixo rendimento e a falta de energia.

Uma sugestão é consumir um sanduíche natural, uma fruta ou iogurte.

Durante a natação – Há riscos de desidratação durante a natação. Isso acontece porque durante o momento que você está nadando a sua sensação de sede é menor, o que acaba fazendo com que você não beba água.

A dica principal é: deixe uma garrafa de água à beira da piscina e beba sempre nas pausas do treino.

Após a natação – Depois de gastar muita energia na piscina, consuma alimentos que contenham carboidratos, lipídeos (gorduras boas) e proteínas. Esses alimentos irão repor os nutrientes perdidos durante o exercício e promover a recuperação muscular.

Quer saber mais detalhes sobre suplementação para nadadores? Clique aqui e leia o nosso conteúdo.

Outras dicas para um nadador:

Domine a água aos poucos;

Busque sempre melhorar a sua flexibilidade;

Realize os movimentos com cautela;

Realize exercícios que contribuem para a respiração;

Tenha em mente seu objetivo com a natação e busque otimizá-lo;

Fortaleça os músculos com exercícios extras.

Onde encontrar os melhores suplementos alimentares?

Antes de iniciar o consumo dos suplementos alimentares e até mesmo de começar a nadar, procure um nutricionista e relate a ele seu objetivo , assim ele poderá preparar um cardápio especial para você.

Se você também quiser conhecer melhor os suplementos alimentares, navegue pelo site da Loja Corpo Perfeito e visite a categoria de carboidratos e proteínas. Você com certeza vai encontrar o melhor para a sua suplementação.

Ah, aproveite o nosso cupom de desconto!  

Clique Aqui e leia o nosso conteúdo: Suplementação nos esportes

Benefícios da natação para iniciantes

  • Melhora a capacidade de raciocínio;
  • Diminui os sintomas das doenças cerebrais como Alzheimer;
  • Aumenta a capacidade circulatória e respiratória;
  • Auxilia no desenvolvimento da massa muscular e no alongamento dos músculos;
  • Amplia os movimentos articulares e garante maior flexibilidade nas articulações;
  • Ajuda na prevenção, na manutenção e na recuperação física;
  • Melhora a resistência física;
  • Controla o peso;
  • Reduz os riscos de diabetes;
  • Acaba com o estresse;
  • Melhora a autoestima.

Cronograma de exercícios

O cronograma de exercícios deve respeitar a individualidade de cada nadador. Ao entrar em uma escola de natação, seu instrutor provavelmente irá montar para você um cronograma de exercícios aquáticos relacionados ao seu objetivo.

As indicações gerais recomendam fazer atividades aquáticas no mínimo 2 vezes por semana e no máximo 5 vezes. Você deve praticar a atividade por 30 a 60 minutos, incluindo aquecimento, nado e desaquecimento.

É importante fazer diferentes formas de treinamento (estilos, velocidades e durações variadas).

O público da natação

A natação é uma atividade realizada em um ambiente aquático com técnicas específicas para um determinado fim. O ato de nadar pode auxiliar na perda calórica e até no ganho de massa muscular. Qualquer pessoa pode começar a nadar e aproveitar os benefícios. A natação é, inclusive, uma ótima opção para crianças, gestantes e idosos.

A natação para crianças (quando bem orientada) é importante para melhorar: a capacidade respiratória; auxiliar no crescimento e no desenvolvimento da coordenação motora. Para as grávidas, a natação melhora a força e a resistência muscular, aumenta a qualidade do sono e contribui ativamente no gasto calórico, evitando o ganho excessivo de peso. Para os idosos, essa atividade é uma forma de integrar o idoso à sociedade e também uma maneira de evitar diversas doenças articulares, pulmonares, cardíacas ou musculares.

A natação para atletas que visam o ganho de massa muscular

Você sabia que, além de divertida, a natação possui a fama de ser um dos esportes mais completos? Quando praticada em suas quatro modalidades, crawl, costas, peito e borboleta, a atividade trabalha todos os grupos musculares.

E ela pode contribuir para o aumento da massa muscular?

Quando feita de forma regular e aliada ao consumo correto de alimentos, a natação pode, sim, contribuir para o aumento da massa magra e para a definição dos músculos. Há quem diga que a melhor opção para enlanguescer a costa e os ombros é por meio da natação.

Quando o nadador faz o movimento com os braços e bate os pés, os músculos trabalhos são trapézio, abdominais, bíceps e quadríceps. Mas é possível ainda, trabalhar costas e peitoral. A natação irá reduzir a gordura corporal e fortalecer os músculos.

Vale ressaltar que se o seu objetivo é ganhar muita massa muscular, é importante praticar musculação juntamente com a natação.

Blog Comments

amo nadar

Post Reply
Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente