A regra número 1 para a perda de peso.

Todo mundo sabe que para perder peso é necessário comer alimentos saudáveis, evitar “porcarias” e tomar muita água, mas e se houvesse um fator ainda mais importante, algo que poderia realmente melhorar os resultados que você obtém dos exercícios e nutrição? Há! Dormir.

Acredite ou não, dormir é a coisa mais importante que você pode fazer, se você está tentando perder peso, ficar em forma ou alcançar o nível de aptidão que você deseja.

Obter a quantidade certa de sono de qualidade pode ser o fator chave para alcançar uma saúde e bem-estar melhores, além de entrar em forma.

Quanto você precisa dormir?

Como humanos, nos consideramos avançados e altamente evoluídos. Mas quando se trata de nossa fisiologia, ainda estamos na Idade da Pedra.
Nossos corpos costumam dormir quando escurece e a acordar quando amanhece.
Essa é uma janela que varia de sete a dez horas. E todos deveriam ter pelo menos sete horas de sono todas as noites.

Por que o sono é tão importante para a perda de peso?

Toda função corporal depende do sono. Desde a pressão sanguínea até combater vontades de comer doce, o sono é essencial para a perda de peso.

Por que o sono é tão crítico?

Seu corpo é projetado para perceber a falta de sono como estresse e, infelizmente, não pode dizer a diferença entre o estresse de trabalhar horas longas ou o estresse, digamos, de ser perseguido por um leão. O estresse é todo o mesmo para o seu corpo, que responde liberando substâncias químicas – especificamente, adrenalina e cortisol – em sua corrente sanguínea.

A maneira que seu corpo vê o estresse é como um sinal para se preparar para lutar pela sobrevivência, por isso indica sinais hormonais para ajudá-lo a reter mais energia para lutar. Em outras palavras, você fica com fome.

Esses mesmos hormônios também sinalizam seu corpo para que mantenha a maior quantidade possível de gorduras armazenadas. Então, você está com mais fome, você está comendo mais e você está ganhando peso. Tudo porque seu prazo está se esgotando.

Quando você está tendo um dia corrido no trabalho, e você está correndo logo nas primeiras horas da manhã para cumprir um prazo, seu corpo está implorando por sono. Você, é claro, continua trabalhando e diz ao seu corpo: “Desculpe, não há tempo para dormir agora. Temos trabalho a fazer”.

Seu corpo responde da única maneira que sabe como, se apoiando na fonte de energia de mais fácil acesso: o açúcar.
O motivo de seu corpo estar desejando calorias zero nutritivas e energia rápida é por causa da demanda que você está colocando sobre ele.
Seu corpo pensa: “Não há tempo para dormir? Tudo bem, me dê umas bolachas e eu lhe darei energia para fazer esse relatório!”

Sono: o matador do estresse.

Os hormônios do estresse causam fome e ganho de peso. Qual é uma das melhores maneiras de combater o estresse? Dormindo!
Quando você dorme, seu corpo finalmente tem a chance de se recuperar. Seus hormônios são regulados e tudo volta a ficar lindo no seu mundo.

Quando você está sob estresse, seu corpo não quer te prejudicar. Seja como for, ele está te protegendo.

Quando você está consumindo tudo quanto é bebida, bolachas e chocolates simplesmente para ficar acordado, seu corpo pensa que você está lutando para sobreviver.

Ele responde armazenando todo esse açúcar como gordura, pensando que provavelmente não terá muito mais chances de se alimentar
Uma vez que você dorme e descansa, seu corpo sabe que você está seguro e não está em perigo de morrer de fome no futuro próximo – por isso não precisa mais manter a gordura armazenada.

A resposta ao estresse para e seu corpo se sente confortável para voltar a queimar gordura normalmente, ao invés de armazená-la.
O resumo é: quando você não dorme, você não perde peso.

Você pode fazer todo o resto direito, mas sem dormir o suficiente, seu corpo não liberará a gordura que você armazenou simplesmente porque está tentando mantê-lo vivo!

Não é somente a perda de peso.

O sono é fundamental para a sua saúde em todos os níveis, desde ajudá-lo a alcançar o melhor desempenho atlético, a apoiar o seu sistema imunológico para que você não fique doente.

Enquanto você está dormindo, seu corpo está ocupado reparando-se a um nível celular.

Já se perguntou por que você fica com uma cara horrível depois de passar muitas horas acordado ou após se levantar cedo demais? Seu corpo foi privado do descanso que precisava para realizar a manutenção celular necessária para mantê-lo em seu melhor estado.

Horas de sono consistentes e adequadas apoiam a saúde e o bem-estar. Sua pele, seus cabelos, suas unhas, sua capacidade de atenção – tudo isso pode ser melhorado com mais horas de sono.

Quem não quer pensar mais claramente? Quem não quer olhar no espelho e se sentir bem, bonito?
Um bom sono pode até te ajudar a se livrar da celulite!

Então, pare de se privar do que você necessita. Pare de assassinar suas horas de sono. Pare de achar que não precisa de descanso.
Tudo, absolutamente tudo em seu corpo depende disso.

Trabalha em horários alternativos? Encontre um jeito de tirar uma soneca no meio do seu turno. Tem problemas para dormir? Procure ajuda profissional para que esse problema seja resolvido.

Lembre-se, dormir deve ser sua prioridade número um, se você está querendo perder peso. Quantidade nenhuma de exercícios ou boa nutrição pode substituir o sono de boa qualidade. Portanto, proteja seu sono, porque um corpo descansado está sempre em sua melhor forma.

Faça seu comentário

*Preencha os campos corretamente